sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Descontinuidade das Ondas Curtas deixa RTM fora da sintonia internacional


O dial das Ondas Curtas perdeu ontem (09/08) mais uma grande emissora internacional... Estamos falando da Rádio Trans Mundial (RTM). A informação circulou em vários perfis dos radioescutas e também nas postagens extraordinárias dos clubes dexistas brasileiros, horas antes do encerramento definitivo das transmissões radiofônicas.
A notícia inesperada pegou os ouvintes de surpresa, isto porque a emissora além de ter conquistado uma boa sintonia em todo o país - nas três frequências de trabalho - ainda possuía uma audiência assídua, participando da sua programação.
O futuro da sintonia RTM
Muito embora a RTM não tenha emitido nota oficial nas suas redes de contatos sobre o fim das Ondas Curtas, o radioescuta José Maranhão “Joe DX” comenta ter acompanhado pela frequência de 11.735 KHz, esse lamentável anúncio:
“Segundo a equipe de apresentadores, a RTM está abandonando as Ondas Curtas por entender que a emissora precisa acompanhar os meios tecnológicos mais atuais, os quais estão em pleno avanço; e que as Ondas Curtas estão longe de render o alcance e o contato com os ouvintes, comparado com o que a Internet oferece. Ainda explicou que seu encerramento resulta também por razões de que as Ondas Curtas além de serem um meio de comunicação já ultrapassado e de alto custo, ainda há uma grande e constante burocracia com o governo, exigida para manter o serviço no ar. A emissora aproveitou o fim da sua outorga para encerrar suas, incentivando seus ouvintes de rádio tradicional a acompanhá-los via internet, por meio de aplicativos e também através de emissoras parceiras. Os apresentadores lamentaram bastante a decisão, inclusive mencionando e agradecendo o grande apoio dado à emissora pelos DXistas, que com certeza ficarão muito tristes e decepcionados com este acontecimento; mas que o mesmo é necessário." 
A RTM, março de 2018, produziu um vídeo demonstrativo anunciando a inauguração de um transmissor de Amplitude Modulada, 440 Kw de potência, em Bonaire (vide link). Considerado o mais potente do hemisfério ocidental, segundo a emissora, sua finalidade é alcançar a população ribeirinha e indígena da Amazônia, ouvintes do Caribe, sobretudo cubanos.
Como ainda não existem relatos de funcionamento do novo transmissor em AM, fica no ar a expectativa de que o sinal alcance o sul do Brasil. Dada à sua capacidade de transmissão, certamente, poderia ser uma alternativa para os brasileiros acostumados a ouvir a RTM nas ondas do rádio.
Um pouco de história
Surgiu nas Ondas Curtas em 1954. Uma década após, foi criada a programação em português para o Brasil, transmitida desde Bonaire. Em 1970 a RTM inaugurou estúdios em São Paulo, produzindo programas em alemão (sobretudo às colonias) e um ano depois em língua portuguesa.
Foto da equipe brasileira da RTM  recebida final da década de 80
A RTM também funciona através de retransmissão de seus programas nas emissoras parceiras em todo o país. A sua expansão em outras mídias iniciou com as transmissões via satélite (1996), e, após o funcionamento do site na internet.
Seu grande legado nas Ondas Curtas foi chegar aos lugares longínquos com uma programação contemplando notícias, estudos bíblicos, espaços musicais e orientações sobre o comportamento humano para crianças, jovens e mulheres.
Ouvindo a RTM pude conhecer nomes importantes da música evangélica contemporânea como “João Alexandre”, “Grupo Logos”, “Milad”, "Vencedores por Cristo", "Comunidade Batista do Morumbi", “Wesley e Marlene”... Estudos como é o exemplo do “Através da Bíblia”, na voz tradicional do Pr. Davi Nunes, e a programação infantil, também entraram para a história das emissões internacionais em português.
Atualmente a RTM mudou seu formato de programação, mas sem perder a qualidade de conteúdo e o nível da audiência. Portanto, continuava a ser uma referência da cultura clássica evangélica nas Ondas Curtas. Muitos dos antigos programas dos Serviços de Transcrição foram suprimidos para dar lugar à criação de conteúdos próprios, apresentação de entrevistas, notícias, entretenimento e até um programa para os Dexistas “Amigos do Rádio”.
Certa vez a emissora publicou no seu boletim "No ar RTM" o relato de um ouvinte da região amazônica que se perdeu na floresta, durante a noite. Mas ele não ficou sozinho, ele estava ouvindo a Rádio Trans Mundial que apresentava palavras de esperança do fiel companheiro, Jesus. Com o fim das transmissões nas Ondas Curtas, o rádio perdeu uma importante emissora e um nome de referência cristã alternativa no dial. Uma companheira nos momentos de solidão, de fé e interação da audiência brasileira.
Links da postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário