quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Billy Graham: maior missionário da Guerra Fria falece aos 99 anos de idade

Cartão QSL especial da Rádio HCJB (2000) em comemoração ás últimas conferências de Billy Graham
O mundo se despede de Billy Graham, falecido ontem (21/02) aos 99 anos nos Estados Unidos.

William Franklin Graham Jr., conhecido como Billy Graham, foi um religioso influente durante a Guerra Fria. Conselheiro espiritual de vários presidentes, Billy também viajou em missão para quase todas as nações do mundo. Pregou para milhares de pessoas, sobretudo nos países do Leste Europeu e que viviam sob regime de ditadura.

Sua participação naquele curso histórico foi um marco importante não apenas para a expansão do cristianismo, mas ainda na construção de um imaginário sobre a paz e a purificação. Isto é, elementos que compõe a arquetipologia para explicar a existência humana na conjuntura político-ideológica.


O projeto na radiodifusão
Missionário Graham no aeroporto de Quito em visita à HCJB
Nos lugares aonde não podia entrar, fisicamente, sua voz chegava a partir da comunicação radiofônica.

As primeiras experiências em mídia radiofônica começaram em 1944, desde os Estados Unidos. Em 1948, o projeto Songs in the Night, liderado pelo missionário, expandiu-se para um alcance internacional através das correspondências dos ouvintes e gravações via Serviço de Transcrição (em discos de vinil) para transmissão em Ondas Curtas internacionais pela Rádio HCJB no Equador.


Billy influenciou os serviços internacionais de várias estações. Seja através do formato de programas ou pela necessidade de investimentos nas transmissões em inúmeros idiomas. A intenção era pregar o evangelho nos quatro cantos do mundo, regiões inacessíveis, lugares onde apenas o rádio poderia chegar falando a própria língua dos povos nativos.


A Rádio HCJB, que também transmitia para o exterior em dezenas de idiomas via Ondas Curtas, inclusive para o Brasil, lembra o trabalho do missionário através de um cartão QSL especial, lançado em 2000. O QSL retrata a participação de Billy Graham numa das últimas conferências organizadas por ele: o evento evangelístico "Amsterdam 2000".


Referências da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário