sexta-feira, 1 de maio de 2015

1º de Maio: 54 anos da emissora internacional Rádio Havana Cuba

Selo postal dos Correios cubanos comemorativo pela 5 década da Rádio Havana Cuba.

“Cuba tem uma emissora de rádio, que já está transmitindo para toda América Latina... Já estão nos ouvindo inúmeros irmãos de América Latina e de todo o mundo... Bom, sorte que não estamos na época da indigência. Estamos na era do rádio! E as verdades de um país podem chegar a lugares longínquos”.

Estas foram as palavras de Fidel Castro, proferidas em 16 de abril de 1961, na emissora "Onda Experimental Cubana", que em primeiro de maio do mesmo ano deu origem às emissões internacionais em Ondas Curtas denominadas Rádio Havana Cuba (RHC).

Hoje (05/2015) a RHC está completando 54 anos transmitindo via Ondas Curtas em seis línguas: espanhol, português, francês, inglês, esperanto e árabe. Aqui no Brasil é possível escutá-la em espanhol às 11:00 UTC em 17.730 kHz. Em português: 20 às 20:30 – 17.730 kHz; 21:30 às 22:00 – 11.880; 23 às 24:00 – 15.230 e 15.370 kHz. Todos os horários são informados em UTC (diminuir 3 horas para o horário de Brasília; ex: 11:00= 08 da manhã).

A emissora surgiu para denunciar ao mundo o golpe militar protagonizado pelos EUA durante a invasão da Baía dos Porcos. Em plena Guerra Fria o rádio era o meio de comunicação por excelência. Nas ondas do rádio havia uma batalha ideológica, difundida no entorno da ilha, visando criar um conflito entre os cubanos para derrubada da política castrista.

Com o surgimento da RHC o país passou a ter voz própria para falar não apenas aos seus cidadãos. Mas também a todo o mundo, através de um sistema de transmissão tradicional ainda em vigência – as Ondas Curtas. Graças às informações foi possível conhecer as versões dos fatos e confrontar as opiniões mundiais acercas da crise política no continente americano.


A RHC representa um marco importante na difusão do antagonismo político na América. Atualmente permanece fiel aos preceitos da Revolução Cubana, incluindo boletins de notícias, matérias e reportagens sobre os últimos acontecimentos sobre o assunto.
Schedule da Rádio Havana Cuba impressa quando comemorava 45 anos (2006).

O trabalho é uma marca importante nas políticas dos países socialistas. Em Cuba, todos os anos a RHC transmite ao vivo do tradicional desfile do Dia Mundial dos Trabalhadores.O ato é marcado pelo pronunciamento das autoridades, os sons característicos do evento. Bem como seu deslocamento em vários pontos da ilha até a dispersão na Praça da Revolução.


Outra característica importante da RHC é a preocupação com a história cubana marcada pela sua comunicação visual. Todos os domingos apresenta o programa O Mundo da Filatelia. Através de reportagens sobre a história e retratada na filatelia, o ouvinte é convidado a responder perguntar a ganhar selos e envelopes de primeiro dia de circulação pelos Correios de Cuba.


A importância dessa iconografia filatélica, que denomino de “radiográfica” é fruto de algumas pesquisas acadêmicas, exposições e papers que estamos desenvolvendo. A intensão é analisar o uso das imagens filatélicas como discurso político, visando destacar as vitórias militares e reforçar a propaganda de uma nação socialista, que se projetou a partir da Revolução Cubana.


Acredito que essa filatelia se constitui num importante instrumento de mediação dos acontecimentos históricos. Além de retratar os fatos passados, circunscritos no imaginário coletivo, também contribui para visualizarmos a imagem oficial de Cuba que é contada a partir dos microfones da Rádio Havana Cuba e das estampas dos selos postais emitidos naquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário