sábado, 7 de março de 2015

Temporada de concursos nas Ondas Curtas

Souvenires recebidos nos concursos realizados pelas rádios estrangeiras.
Muitos ouvintes gostam de escrever para as emissoras de rádio e ficam ansiosos ao ver o carteiro chegar... Na esperança de vir trazendo um cartão QSL enviado pela emissora sintonizada. Aliás, o QSL é a peça mais importante na coleção de um Dexista ou Radioescuta. Mas ainda não pode faltar a schedule (boletim de programação) que é editada duas vezes no ano e enviado aos ouvintes.

De modo geral todo ouvinte fica contente quando recebe um brinde. A lembrança pode ser objetos simbólicos tal como caneta, pen-drive, camiseta, marcadores de página, chaveiro, flâmula, adesivos, artesanatos, CDs de música e idioma, livros, revistas, Bíblia, Alcorão, material filatélico, equipamento de rádio...

Em outros exemplos ainda é possível concorrer viagens aos países onde as emissoras de rádio estão localizadas. Nesse sentido são bem interessantes as experiências dos ouvintes brasileiros, premiados com viagens pelo Departamento Português da Rádio Internacional da China.


Quando a Rádio França Internacional transmitia para o Brasil, todos os anos a emissora lançava uma proposta para o ouvinte que se interessasse em concorrer à publicação de livros literários no “Concurso de contos Guimarães Rosa”.


Não obstante ao declínio das Ondas Curtas, atualmente muitas rádios internacionais oferecem os tradicionais concursos e até mesmo algum souvenir, que acompanha as cartas enviadas aos ouvintes. Algumas são bem generosas, a exemplo da Rádio Taiwan Internacional que sempre me respondia com um brinde diferente a cada carta enviada. Certa vez acabei não recebendo uma remessa de material da WYFR – Family Rádio, porque o envelope era muito pesado e o carteiro, que andava a pé, não consegui trazê-lo ao meu endereço.


Então vale a pena ouvir Ondas Curtas, não porque podemos receber esses souvenires... Mas porque é eles são utilizados como uma forma de retribuir a preferência de escuta e motivar o ouvinte a conhecer um pouco mais da cultura e modos de vidas de outros povos. Esses materiais, que conceituo de radiográficos (porque são produzidos ou enviados nos contatos do rádio) é uma grande sacada das emissões internacionais em sua tentativa de contribuir com a ampliação cultural da humanidade.


Levantei algumas informações sobre a temporada dos concursos 2015 nas Ondas Curtas. As atividades acontecem durante todo o ano e consiste em perguntas que são lançadas semanalmente, mensalmente, trimestralmente ou em eventos específicos.

- Rádio Havana Cuba (RHC)
Pergunta da semana. Acontece todos os domingos no programa "O mundo da filatelia". A resposta certa recebe selos postais ou envelopes de primeiro dia de circulação dos Correios cubanos na temática de preferência do ouvinte. A Rádio Havana Cuba também oferece outros concursos anuais ou eventuais ao longo do ano. O mais tradicional é o concurso filatélico “Filamundo”.

Pergunta do mês. Consiste em responder algumas perguntas sobre a Turquia, divulgada na programação jornalística da Rádio Turquia Internacional. Pergunta do mês de março: ¿Quién es el filósofo cuyo nombre fue identificado con la comprensión y el cariño y su obra Mesnevi traducida hasta hoy en 23 idiomas? Prazo final: 31 de março.

- NHK World - Rádio Japão
Como a Rádio Japão mudou a minha vida.
Em 2015 a Rádio Japão comemora 80 anos de transmissões para o exterior. A emissora convida seus ouvintes a enviar histórias de vida relacionadas à audiência.

A Rádio Japão gostaria de receber exemplos concretos tais como "ouvir a Rádio Japão me levou a estudar e me tornar um chef de culinária japonesa", ou "estudar a língua japonesa me serviu no trabalho/hobby" ou "fez com que eu me interessasse pelo Japão e comecei a ...", etc.

Como participar: gravações em vídeo, fotografias ou mensagens de áudio. A Rádio Japão planeja apresentar as histórias em programas da NHK no Japão e no exterior. Também convidar pessoas com relatos únicos para participar nos programas. Prazo final: 31 de março.

O concurso é alusivo aos 120 anos do tratado oficial das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil a ser comemorado em 2015.

O interesse é reviver esse tempo vivido em conjunto, aprofundar os laços de amizade e vislumbrar o horizonte que está por vir para japoneses e brasileiros.

Como Participar: envio de histórias, com relatos envolvendo imagens de fotos ou vídeos. Os relatos serão transmitidos na programação. Prazo final: 7 de abril.


Pergunta do mês. Consiste em responder as perguntas sobre a República Tcheca, divulgada na programação jornalística da Rádio Praga em espanhol. Pergunta do mês de março: Apunten los nombres de seis santos provenientes de las tierras checas.

Prazo final: 31 de março.

O Departamento de Língua da Rádio Internacional da China (CRI) sempre abre concursos interessantes sobre a cultura, história, economia e política chinesa. Vale a pena visitar sua página e verificar se há concursos em vigência. Seus prêmios são interessantes, incluindo viagens com estadia pela China.

Concurso trimestral.
A atividade consiste num quiz baseado nas notícias divulgadas na programação da Rádio Coreia. Perguntas do primeiro trimestre de 2015:

1) En noviembre de 2014, una de las artes escénicas más representativas de Corea fue incluida en la lista de Patrimonio Cultural Intangible de la Humanidad de la UNESCO. ¿Cuál es el nombre de esta música folclórica tradicional interpretada durante generaciones en Corea por la armonía comunitaria y la paz?

2) Ahora que ya estamos en 2015, ¿cuántos años han pasado desde que Corea recuperó su soberanía tras el dominio colonial japonés?


Prazo final: 31 de março.

El balneario de Govora, una oasis de salud.
A Rádio Romênia (espanhol) convida seus a participar de sua mais recente atividade, que dará um prêmio de 8 dias com estadia completa e tratamento em águas termais no balneário de Govora, Valcea, Romênia. O concurso não cobre as passagens aéreas.

Para participar, basta acompanhar a programação e responder as seguintes perguntas do concurso:
-¿Cuándo fue construido el Hotel “Palace” de los Baños Govora?
-¿Por qué es conocido el balneario de Govora?
-¿ Cómo se llama la cabeza de distrito en que está situado el balneario de Govora?
-Nombren a 5 alicientes turísticos del departamento de Valcea.


Prazo final: 30 de abril.

Concurso Internacional de Emoticonos Creativos de RTI
Desenhar emoticons de Radio Taiwán Internacional, representando as características distintivas da transmissão internacional da RTI. Pode ser feito à mão ou no computador, totalizando 8 figuras em diferentes estados: alegria, raiva, tristeza, entusiasmo, saudação, agradecimento, estímulo e humor.

A escolha dos ganhadores será anunciada nas emissões da RTI e também na internet.

Prazo final: 16 de março.

Concurso de conhecimentos histórico-culturais sobre a Eslováquia.
Os dados do concurso são apresentados semanalmente na programação da Rádio Eslováquia Internacional. Os sorteados recebem lembranças da emissora.

Data limite: enviar resposta após o fim do programa emitido.

Fotografia de Antonio Argolo selecionada entre as 3 finalistas do concurso "O Japão onde você estiver",
promovido pela NHK World - Rádio Japão. (QSLs e boletins recebidos nos contatos da Rádio Japão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário