domingo, 13 de março de 2011

O desenho do mundo na sintonia das Ondas Curtas

Atualmente, os meios de comunicação exercem grande importância não só na veiculação de notícias, cultura e entretenimento, mas também na nossa forma de ser e conceber o mundo. Isso nos faz refletir sobre as imagens que a mídia disponibiliza sobre o mundo e o quanto elas nos aproximam ou distanciam dele.

É preciso também repensar sobre o papel dos veículos tradicionais, como o rádio de Ondas Curtas. Qual o elo que o aproxima da natureza humana, como ele se ocupa na difusão das imagens mentais e visuais (seja através da sintonia, QSLs e materiais iconográficos) e como os ouvintes se apropriam dessas imagens rádio-iconográficas para construir suas visões do mundo.

Por isso estou pesquisando as rádios internacionais via Ondas Curtas através de uma dissertação de Mestrado sob o tema: Radiodifusão Internacional: o desenho do mundo na sintonia das Ondas Curtas”. Essas emissoras tiveram uma importante função social durante as guerras mundiais. Atualmente seus programas possuem ampla possibilidade para difundir culturas, músicas e contrapor visões de mundo de países distantes.

Diferente de mídias como a televisão e internet – onde se podem ver as imagens –, no rádio o ato de ver é estimulado pelo imaginário. Ouvindo o rádio o ouvinte “desenha na mente”, ou seja, imagina como são os radialistas, imagina como vivem as pessoas, como são as paisagens, a sociedade e as culturas dos países sintonizados. Por isso, esta pesquisa trará grande contribuição ao revelar como isso acontece e qual a importância desses programas na construção da visão do mundo dos ouvintes brasileiros.

Estou interessado pelas opiniões dos radioescutas brasileiros que sintonizam as rádios internacionais e sempre interagem com elas, seja participando dos seus programas, recebendo QSLs e outros materiais. Caso você tenha essas experiências e histórias de vida a partir da sintonia radiofônica, gostaria de convidar-lhe para participar de forma espontânea desta pesquisa.

Através dos links abaixo, você poderá acessar o questionário e o Termo de Consentimento desta pesquisa. Para salvá-los utilize o menu File e escolha a opção Download as... Word. Pode enviá-lo através do nosso e-mail: dxargolo@yahoo.com.br. Ressalto que meu prazo de análise dos questionários é até metade do mês de maio de 2011. Caso possa enviá-lo antes desse período fico agradecido.

Link do questionário:

https://docs.google.com/document/d/1aftdezU46mSdtDSKj0ayYw0QwzTFlmORCzI9C6Vg5Y4/edit?hl=en#

Link do TCLE:

https://docs.google.com/document/d/1nKaovhVi8DKc17dR8pDJdxZooih0hIpzwnNGSfTy8M8/edit?hl=en#

Antonio Argolo Silva Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário