
Roberto Landell de Moura, natural de Porto Alegre – RS, foi ordenado Padre em 1886. Época em que estudou Teologia, Física e Química na Universidade Gregoriana em Roma, Itália. Segundo registros históricos, Landell era um entusiasta da rádio-eletricidade. Sem qualquer ajuda financeira projetou e desenvolveu vários aparelhos de comunicação sem fio.
Suas experiências começaram desde o final do século XIX. A partir de então, os projetos de Landell se destacaram como as primeiras experiências na difusão da voz humana, a distância, através de transmissões sem fio. Naquela época, as invenções desse brasileiro chegaram a superar os principais modelos de transmissão radiofônica em evidência. É o exemplo do modelo de transmissão em código Morse desenvolvido por Guglielmo Marconi e também a criação de uma válvula, pelo canadense Reginald Fessenden, que permitiu a difusão da voz humana na radiodifusão. Landell de Moura conseguiu antecipar todos eles.
Segundo nota divulgada no site do Correio: “Apesar das inúmeras dificuldades, patenteou os seus inventos no Brasil (1901) e nos Estados Unidos (1904). Nas cartas patentes, Padre Landell recomendou o uso de ondas curtas para aumentar a distância das transmissões, um fato que seria reconhecido mais tarde por outros cientistas. Também transmitiu mensagens através da luz, o mesmo princípio usado modernamente nas fibras ópticas”.
Em 30 de junho de 1928, Landell de Moura faleceu no anonimato. Embora sua obra e pioneirismo não seja reconhecido oficialmente no âmbito mundial, os seguimentos da radiodifusão brasileira lhe conferem o status de “pai do rádio brasileiro”. Pela ocasião da comemoração dos seus 150 anos de nascimento, ele vem recebendo várias homenagens de pesquisadores e profissionais das comunicações. Durante este ano, sua vida está sendo contada em vários livros e também nessa homenagem oportuna que o Correio Nacional está fazendo através do lançamento desta estampa filatélica.
É interessante que o público que aprecia a radioescuta e o Dexismo prestigiem a história da radiodifusão brasileira e conheça um pouco mais sobre a vida e obra de Landell. Isso pode ser feito através de sites de busca na internet ou até mesmo comprando on-line o selo comemorativo no site do Correio pelo valor de R$: 4,20.
Mais informações sobre a estampa:
O selo retrata o Padre Landell de Moura falando ao microfone no “transmissor de ondas”, um dos aparelhos por ele inventado. O desenho foi composto utilizando uma imagem do Padre Landell (busto) e do aparelho, criando uma montagem complementada com pintura digital, numa reconstrução da realidade. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude – ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios. A ambientação em tons de sépia, a moldura em tom dourado e a fonte manuscrita nos remetem à época, final do século XIX. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Referências:
http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2011/selos2011_03.cfm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário