terça-feira, 9 de outubro de 2018

Informações sobre encomenda do livro Imagens do Rádio


Reitero os agradecimentos aos amigos, colegas e pesquisadores pelo acolhimento do livro “Imagens do Rádio: elementos para uma análise da sintonia internacional no Brasil”, lançado na última quinta-feira de setembro (20/09), na Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

Literatura contemplada num edital público, resultado das pesquisas no Mestrado em Design, Cultura e Interatividade da referida instituição.

A intenção é que o livro tivesse uma circulação nos espaços de pesquisa, entre os radioescutas e as demais pessoas que se interessam pelo tema. Portanto trazendo uma leitura sobre a percepção simbólica do homem, que utiliza do rádio como sua própria extensão. E deu certo. A tiragem inicial esgotou-se no dia do lançamento e as reservas já foram despachadas.

Então não há mais o que fazer para atender os pedidos que chegaram através de vários contatos. No entanto, a UEFS Editora ainda dispõe do último lote de livros para atender às demandas institucionais e também à venda externa.

As pessoas que residem fora da cidade de Feira de Santana/BA, podem solicitar informações ou fazer a encomenda através do e-mail: livraria@uefs.br

Release do livro
Em 316 páginas, o livro aborda a audição radiofônica como um campo privilegiado, que ao saturar apenas um órgão do sentido (o ouvir) potencializa o homem em sua amplitude simbólica. Muito embora essa percepção esteja relacionada à linguagem oral e sonora, é no rádio que os ouvintes completam o significado das mensagens sintonizadas ao exercitar as imagens do inconsciente coletivo.

A necessidade do ouvir aproximou a audiência brasileira ao mundo à custa da “radiodifusão internacional” via Ondas Curtas. Estava no ar a Guerra Fria, transmitindo no rádio – em língua portuguesa e espanhola – as questões políticas, ideológicas e culturais polarizadas nos esforços do conflito. Este é o objeto de análise, que inicia com o fluxo das emissões políticas entre as décadas de 70 e 80. Mais à frente o universo se amplia com o sinal de outras rádios internacionais que não participaram do discurso de combate, e, com isso, permitindo o contraponto das informações.

No Brasil existe uma audiência particularizada nesse tipo de escuta por questões culturais e afetivas. Ao delimitá-la no conjunto de ouvintes do DX Clube do Brasil – DXCB o livro fica mais interessante. Sendo possível identificar as emissoras sintonizadas, as suas pautas, formas de propagandas e construções simbólicas entre emissor/receptor. Esse quadro da propaganda radiofônica da Guerra Fria apresenta percepções resultantes das formas culturais, tão elementares à constituição coletiva do homo symbolicus.

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