domingo, 15 de abril de 2012

As festas Pascoais: emissoras internacionais inserem a Quaresma na programação

Cartão QSL do tema culinária equatoriana - Rádio HCJB - A Voz dos Andes (Equador).
Acervo: Antonio Argolo.

Ontem e hoje (14-15/12), foram dias comuns entre a maioria dos cristãos ocidentais. No entanto, para a comunidade Ortodoxa foi uma data importante em que se comemora a Páscoa. A Semana Santa e a Páscoa são ocasiões de grande importância para os cristãos. 

A diferença da celebração desses eventos entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica ortodoxa, está ligada, sobretudo, às diferenças entre o calendário romano e o Juliano. Por isso, a Páscoa Ortodoxa sempre é comemorada em data diferente da nossa.

Por se tratar de uma tradição comum às várias culturas, todos os anos as celebrações da Semana Santa e Páscoa estão sempre presentes na sintonia internacional das Ondas Curtas.

Hoje à noite o programa “Rádio Domingo”, da Seção Espanhola da Rádio Romênia Internacional apresentou uma reportagem especial sobre a Páscoa naquele país. De acordo com jornalista Vitória Sepciu a Romênia é um país de religião ortodoxa e a Páscoa é a festa mais esperada por todos: “É uma festa alegre e cheia de cores, graças às flores multicoloridas, dos parques, jardins e dos ovos pintados...”.

No Rádio Domingo foram veiculadas músicas, poesias e mensagens religiosas sobre o tema pascoal, as transformações da vida e natureza. Ainda se informou que as tradições pascoais representam um triunfo da vida sobre a morte. O triunfo de Jesus Cristo que foi crucificado e venceu a morte com sua própria morte. Jesus é o senhor da festa e das festas. Ele veio para aliviar a morte dos mortais e para reconciliar o homem com a morte...

Cristo ressuscitou! Essa é a frase pronunciada pelos romenos à meia noite da sexta-feira santa, enquanto se aguarda à luz de velas a chegada da Páscoa. A tradição também é acompanhada pela comida e ovos pintado em cor vermelha, formas geométricas e com motivos florais. Segundo Vitória Sepciu: “[...] o ovo é o mais antigo símbolo da vida no mundo”. Diz o mito que dois grandes deuses (representados pelo bem e pelo mal) lutam pela posse de um ovo universal, que estava escondido no período de tempo que coincide com a Páscoa.

Sepciu comentou sobre a repercussão dessas crenças entre os romenos ortodoxos. Há uma lenda que quando se deixa de comer ovos pintados na época da Páscoa, o diabo aparecerá.

O mito da Páscoa alimenta o imaginário e faz parte das representações arquetípicas presentes na psique humana. Além dos ovos pintados, ovos de chocolates, carne de carneiro, também são preparados pratos especiais que são servidos não apenas durante a Páscoa, mas também no período da Semana Santa. Essa culinária varia em cada país e a radiodifusão internacional em Ondas Curtas tem um papel importante na difusão dessa diversidade cultural.

Destaco o exemplo de um cartão QSL impresso pela Rádio HCJB Global, localizada em Quito, Equador (conf. imagem acima). A imagem retrata a “fanesca”, uma sopa tradicional daquele país preparada com “doze” tipos de grãos. É geralmente servida durante as comemorações da Semana Santa e os grãos representam os 12 apóstolos de Jesus. A Rádio HCJB – A Voz dos Andes (Global Voz), dedicou uma série de cartões QSLs temáticos a seis pratos típicos da tradição equatoriana.

Informações sobre as emissoras citadas nesta matéria: Rádio Romênia Internacional - Rádio HCJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário