A RHC surgiu no éter
internacional quando Cuba enfrentava uma forte pressão política no ápice da
Guerra Fria. Sobretudo durante a tentativa de um golpe militar interno, que
ocorreu em 1961 na Baía dos Porcos, arquitetado pelos EUA. Naquela época, a
imprensa mundial – encabeçada pelo bloco capitalista – tentou amenizar a
participação americana. E passou a atribuir o conflito a um possível desgaste
do governo independente, recém criado na ilha de Cuba.
Diante disso, a Rádio Havana Cuba entrou no ar transmitindo em vários idiomas para rebater essas informações na esfera mundial. Tal como se observa no discurso de Fidel Castro durante a inauguração da emissora:
“Cuba já tem uma imprensa de rádio, que já está transmitindo a toda América Latina... Já estão nos ouvindo inúmeros irmãos de América Latina e de todo o mundo... Bom, que sorte que não estamos na época da indigência. Estamos na época do rádio! E as verdades de um país podem chegar a lugares longínquos [...]”
Nessa perspectiva, a Rádio Havana Cuba não apenas noticiou as informações oficiais, mas também contribuiu com uma mensagem alternativa, que favoreceu a formação de opinião da população mundial. Entretanto, sua maior atuação foi durante a Guerra Fria, quando difundiu na sua programação a imagem de um país revolucionário, desenhado a partir da proposta socialista.
Para tanto, a ajuda da antiga União Soviética e do bloco Socialista, tornou-se importantíssima para a implantação da Revolução Cubana na ilha e amenizar os embargos impostos pelos EUA. Atualmente a Rádio Havana Cuba tem sido um canal de cultura, informações e entretenimento. Na opinião de Lafita Fernandes - Chefe de Correspondência Internacional -, fazer a programação da RHC tem sido: "[...] uma importante missão de difundir ao mundo os acontecimentos diários e enfrentar as campanhas midiáticas, que pretendem obscurecer a realidade cubana".
Visando comemorar as cinco décadas de transmissão para o exterior da Rádio Havana Cuba, estamos preparando uma Mostra Filatélica a partir dos selos postais e envelopes de primeiro dia de circulação dos Correios de Cuba. Esses materiais foram obtidos através de vários anos de audiência do programa em língua portuguesa e espanhola “O Mundo da Filatelia”, que vai ao ar todos os domingos pela citada emissora.
Selo postal comemorativo aos 50 anos da RHC (2011) Acervo: Antonio Argolo. |
Link Rádio Havana Cuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário