segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exposição filatélica em homenagem ao aniversário da Rádio Havana Cuba

Neste primeiro de maio de 2012 a Rádio Havana Cuba (RHC) completa 51 anos de transmissões para o exterior na faixa das Ondas Curtas.

A RHC surgiu no éter internacional quando Cuba enfrentava uma forte pressão política no ápice da Guerra Fria. Sobretudo durante a tentativa de um golpe militar interno, que ocorreu em 1961 na Baía dos Porcos, arquitetado pelos EUA. Naquela época, a imprensa mundial – encabeçada pelo bloco capitalista – tentou amenizar a participação americana. E passou a atribuir o conflito a um possível desgaste do governo independente, recém criado na ilha de Cuba.

Diante disso, a Rádio Havana Cuba entrou no ar transmitindo em vários idiomas para rebater essas informações na esfera mundial. Tal como se observa no discurso de Fidel Castro durante a inauguração da emissora:

“Cuba já tem uma imprensa de rádio, que já está transmitindo a toda América Latina... Já estão nos ouvindo inúmeros irmãos de América Latina e de todo o mundo... Bom, que sorte que não estamos na época da indigência. Estamos na época do rádio! E as verdades de um país podem chegar a lugares longínquos [...]”

Nessa perspectiva, a Rádio Havana Cuba não apenas noticiou as informações oficiais, mas também contribuiu com uma mensagem alternativa, que favoreceu a formação de opinião da população mundial. Entretanto, sua maior atuação foi durante a Guerra Fria, quando difundiu na sua programação a imagem de um país revolucionário, desenhado a partir da proposta socialista.

Para tanto, a ajuda da antiga União Soviética e do bloco Socialista, tornou-se importantíssima para a implantação da Revolução Cubana na ilha e amenizar os embargos impostos pelos EUA. Atualmente a Rádio Havana Cuba tem sido um canal de cultura, informações e entretenimento. Na opinião de Lafita Fernandes - Chefe de Correspondência Internacional -, fazer a programação da RHC tem sido: "[...] uma importante missão de difundir ao mundo os acontecimentos diários e enfrentar as campanhas midiáticas, que pretendem obscurecer a realidade cubana".


Visando comemorar as cinco décadas de transmissão para o exterior da Rádio Havana Cuba, estamos preparando uma Mostra Filatélica a partir dos selos postais e envelopes de primeiro dia de circulação dos Correios de Cuba. Esses materiais foram obtidos através de vários anos de audiência do programa em língua portuguesa e espanhola “O Mundo da Filatelia”, que vai ao ar todos os domingos pela citada emissora.
Selo postal comemorativo aos 50 anos da RHC (2011)
Acervo: Antonio Argolo.
A Mostra Filatélica vai ser realizada entre 21 a 25/05/12, no espaço principal da Biblioteca Julieta Carteado, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É composta de 25 imagens onde são retratados os temas políticos, programas espaciais, cultura, educação, saúde, ícones da Revolução Cubana em série comemorativa dos seus 50 anos... Acredito que essa exposição será de grande importância para conhecermos e refletirmos acerca da história oficial de Cuba, que são contadas a partir da Rádio Havana Cuba e das imagens postais.

Link Rádio Havana Cuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário