quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mundo Ocidental celebra novo calendário: Feliz Ano Novo Lunar!!

A população chinesa se prepara para dar adeus ao cavalo e celebrar o Ano Novo Lunar dedicado ao carneiro. A data alusiva ao carneiro começa amanhã (19/02) e vai até 07 de fevereiro de 2016.

Diz a lenda que Buda fez uma festa de Ano Novo e convidou os animais para participar, mas apenas doze compareceram. A esses animais foi designada a incumbência de reger o cosmo durante o período de um ano. Esse mito antecede os ritos de passagem do ano lunar e se constitui na principal tradição festiva do povo chinês.

Segundo o Depto. Português da Rádio Internacional da China (CRI), o Ano Novo chinês é a celebração mais importante para os chineses. Nesse calendário, o ano é dividido em 12 meses ajustados para a duração do ano solar. A transição de um ano para o outro é marcada na segunda lua nova, após o solstício de inverno, que sempre cai entre os meses de janeiro e fevereiro.


O zodíaco chinês possui um ciclo de 12 anos e cada um deles é representado por um animal sagrado: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

A Rádio Internacional da China criou uma página dedicada às comemorações do Ano Novo Lunaros costumes da população e como eles celebram essa passagem de tempo.

A CRI transmite programas radiofônicos em português para o Brasil, que podem ser sintonizados pelas Ondas Curtas e também pela internet.

Abaixo, gravuras alusivas ao Ano Novo Lunar do Cavalo e Carneiro, que a CRI envia aos seus ouvintes. São feitas em papel de seda recortado, uma tradição milenar utilizada pelo povo chinês para ornamentação de festas tradicionais.
Gravura do cavalo, em papel de seda recortado, recebido
da Rádio Internacional da China envia aos ouvintes. 


Gravura do carneiro, em papel de seda recortado, recebido
da Rádio Internacional da China envia aos ouvintes. 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

World Radio Day - 2015



Hoje (13/02) é comemorado o Dia Mundial do Rádio “World Radio Day”. A data coincide com a inauguração dos serviços internacionais da emissora das Organizações das Nações Unidas – Rádio ONU.

O Dia Mundial do Rádio foi escolhido pela UNESCO – Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. E foi celebrado pela primeira vez em 13/02/2012.

Com o tema “Juventude e Rádio” a UNESCO propõe abordar uma série de discussões sobre o tema ao longo de 2015. De acordo com a Diretora-Geral Irina Bokova, a juventude representa a maioria da população mundial e está excluída das participações político-sociais pela ausência de instrumentos de comunicação, que favoreça a inclusão desses jovens.

De acordo com Irina, ao dar a palavra aos jovens podermos liberar uma energia de renovação e desenvolvimento da sociedade. Ao apoiar a educação dos jovens e a formação para os ofícios de jornalismo, no tratamento dos temas, podemos construir sociedades mais democráticas e inclusivas...

O rádio contribui em mudar nossa forma de ver as coisas, nossa imaginação, e pode nos ajudar a mudar o mundo, diz Irina Bokova. Ao concluir sua fala faz um chamamento a todos que os escuta, pedindo para que a mensagem da UNESCO se faça ouvir em todos os lugares do mundo.